Well done, são seis horas da manhã e mais alguns minutinhos de um novo belo dia e eu, entre um episódio de How I Meet Your Mother e Vertigo, acabei por decidir que sinto-me suficientemente disposta para fazer uma das minhas sugestões de filme que, de uns tempos para cá, ficaram um tanto quanto esporádicas.
Lembro-me muito bem de que, algumas postagens atrás, comentei sobre o Movie Suggestion adiantado e sim, será adiantado para essa semana. Nada mais.![]() |
(She keeps scaring the hell out of me) |
Black Swan!
Dirigida por Darren Aronofsky, a produção lançada no dia primeiro de Setembro de 2010 resultou em diversas indicações a prêmios em incontáveis categorias. Assim como permitiu à Natalie Portman o exercer de seu grande talento (consequentemente, a premiação por Melhor Atriz duas vezes) e, claramente, o furor dos críticos de cinema e dos apreciadores da arte.
Mostrando toda a realidade cruel e sôfrega que existe por trás das cortinas de uma companhia de dança e da rotina de mentes sob pressão sustentadas por sapatilhas de ponta, a peça narra a história de Nina (Portman), uma das muitas dedicadas bailarinas do mundo das artes, em sua repentina ascenção ao foco principal de um dos maiores clássicos de todos os tempos.
Após a decisão de modificar os métodos antigos e de renovar a perspectiva comum na interpretação da obra, o principal condutor, Thomas (Vincent Cassel), apresenta a retirada da antiga bailarina principal, provocando alarde em todas as aspirantes de seu teatro a respeito do papel disponível.
Nina, então, mesmo perseguida por sua mãe perturbada que parece manter-se em uma versão de vida em que a jovem mantém-se com idade para ser cuidada como uma criança, vê-se em meio a conflitos emocionais e psicológicos ao longo de sua perseverança para abandonar parte de toda a sua bondade etérea e poder, finalmente, assumir o palco como a personalidade malévola do Cisne Negro.
Evoluindo em uma marcha conturbada, Nina desdobra-se em facetas que caracterizam a obra como sendo dotada de ares psicóticos e um delicioso suspense inocente e avassalador que há muito não era captado nas telas.
A concepção de Aronofsky (que veio a interessar-se por dança devido aos estudos de sua irmã na escola de Artes performáticas) surgiu, basicamente, com a constante observação do mundo do ballet; também misturando a essência com o peculiar toque "assombrado" do roteiro refeito de The Understudy em sua visão dos personagens reais que compõe o cenário da off-Broadway.
Em conjunto, podem ser apontadas algumas qualidades como a familiarização do diretor com a obra O Lago dos Cisnes e, também, com seu anterior trabalho de artes múltiplas e paradoxais envolvendo Wrestling e a dança clássica.
1 comentários:
Filme muito bom mesmo. Enredo perfeito, atuações magníficas e bem diferenciado.
Em minha opinião Vincent Cassel deveria, também concorrer aos prêmios de ator coadjuvante.
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